terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Praça Digital

Criador: Vinícius Costa
A Praça Franklin Roosevelt foi inaugurada em 1970. No início, eram poucas árvores, apenas muros e concre­to numa área de 30 mil metros, o que fazia o local ser pouco movimentado e inseguro. Por muito tempo a Praça Roosevelt foi deixada de lado, e apenas em meados de 2000 ela voltou a ser pauta da administração pública municipal.

Mas hoje, o local ainda sofre com buracos nas calçadas, obras inacabadas, falta de iluminação e sinalização, e principalmen­te falta de segurança. Isso, apesar do seu entorno ter sido revigorado com a instalação de companhias de teatros, como o do grupo Os Satyros, em 2000. Atualmente, também funcionam ao lado da Praça o Studio 184, o Teatro do Ator e o Espaço Parlapatões. A imponente Igreja Nossa Senhora da Consolação é outro destaque da Roosevelt.

Um projeto de reforma da Praça, que previa a demolição do polígono de concreto construído que abrigava um batalhão da Polícia Militar, um supermercado e outros equipamentos públi­cos, foi rejeitado pela população, que alegou que “o pentágono é o único teatro grego a céu aberto da cidade e ele já faz parte da nossa história cultural e de vida. Não se derruba uma casa porque há goteiras. O custo social da demolição será alto demais e não resolverá os problemas que todas as praças enfrentam por falta de políticas públicas consistentes e duradouras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário